computador lento
Computador Lento? 5 dicas para melhorar o desempenho do PC
27/01/2016
erro 2 do java
Erro 2 do Windows ao carregar o Java VM – Método Alternativo
25/02/2016

O CNS requer utilização do Plug-in Java 1.5.0 ou superior

O CNS requer utilização do Plug-in Java 1.5.0 ou superior

O CNS requer utilização do Plug-in Java 1.5.0 ou superior é um dos erros mais comuns de acesso ao Conectividade Social ICP.

Em nosso outro blog, o da Certificard, publicamos algumas dicas que podem ser úteis na resolução do problema. Hoje vamos publicar aqui, outros procedimentos que também podem ser realizados, caso os que ensinamos anteriormente não tenham surtido efeito.

Antes de mais nada, caso queira resolver de vez todos os problemas com o Conectividade Social ICP, criamos um curso completo, com passo a passo e vídeo aulas práticas. Inicie o seu treinamento agora.

Veja a primeira parte do tutorial: O CNS requer utilização do Plug-in Java 1.5.0 ou superior, publicado no blog da Certificard, clicando no link abaixo:

Link: O CNS requer utilização do Plug-in Java 1.5.0 ou superior

Se você já realizou os procedimentos descritos na outra postagem e ainda assim não conseguiu resolver o erro O CNS requer utilização do Plug-in Java 1.5.0 ou superior, verifique o seguinte:

Marcar a caixa: Ativar conteúdo Java no browser:

Para verificar se está caixa de diálogo está marcada, você precisa acessar as configurações do Java instalado no seu computador.

Clique em Iniciar > Todos os Programas > Java > Configurar Java

ou

Clique em Iniciar > Painel de Controle > Programas e Recursos > Java

Se você possui o Windows 8 ou 8.1, pesquise por Java ou clique com o BOTÃO DIREITO do mouse no Menu Iniciar para acessar o painel de controle.

Já com a janela do Java aberta, vá até a aba segurança e verifique se a caixa de diálogo “Ativar conteúdo Java no browser” está marcada. Se não estiver, marque.

O CNS requer utilização do Plug-in Java 1.5.0 ou superior

Verificar se o Internet Explorer está realmente executando o site em Modo de Compatibilidade:

Mesmo adicionando o endereço da caixa.gov.br nas configurações de compatibilidade, o Internet Explorer, devido a alguma falha, não executa o site em modo de compatibilidade. Esse defeito ocorre geralmente na versão 11 do IE. Quando esta falha acontece, o erro O CNS requer utilização do Plug-in Java 1.5.0 ou superior continua aparecendo no navegador.

A solução mais prática para esta falha, é desinstalar a versão do Internet Explorer. Ao fazer isso, ele irá voltar a versão que estava antes da atualização (não necessariamente a versão 10). Após desinstalar, atualize o navegador para a versão mais recente, que é a versão 11. Pode baixar o arquivo aqui.

Curso Conectividade Social ICP

Para desinstalar a versão do Internet Explorer, siga os seguintes passos:

Painel de Controle > Programas e Recursos > Desinstalar um Programa > Exibir atualizações instaladas (esta opção está na parte esquerda da tela).

Procure na lista de atualizações o Internet Explorer 11 e clique em Desinstalar. Siga os passos e reinicie o computador. Pode ser que a reinicialização demore um pouco mais, pois ele vai precisar configurar o Internet Explorer novamente.

Após reiniciado, instale a versão 11 através do Windows Update ou desse link. O computador vai reiniciar novamente e então a versão 11 será instalada novamente. Verifique se o endereço da caixa está nas configurações de compatibilidade e tente novamente.

desinstalar internet explorer

Executar o Internet Explorer 32 bits se o Windows for 64 bits:

Se seu Windows for 64 bits, o ideal é executar o Internet Explorer de 32 bits para que o plugin do Java funcione corretamente. O Windows  de 64 bits mantém em seu Disco Local duas pastas de Arquivos de Programas (onde os programas normalmente são instalados), o Internet Explorer de 32 bits fica na pasta Arquivos de Programas (x86) ou Program Files (x86) caso esteja em inglês. Veja como acessar:

Vá até o Disco Local, você pode acessar através do ícone Meu Computador ou Iniciar > Computador ou simplesmente pressionar as teclas Windows (que fica ao lado do Alt) + E.

Abra a pasta Arquivos de Programas (x86) e procure a pasta Internet Explorer. Dentro dessa pasta, há um arquivo chamado “iexplore.exe”. Clique com o botão direito do mouse > Enviar Para > Área de Trabalho (criar atalho).

Vá até sua área de trabalho e confira se o arquivo “iexplore.exe” está lá. Se sim, de um clique nele e em seguida pressione F2 para renomeá-lo. Renomeie-o para Internet Explorer 32 bits.

Pronto! Certifique-se de sempre acessar o Conectividade Social por este ícone.

O CNS requer utilização do Plug-in Java 1.5.0 ou superior

Verificar instalações do Java:

Certifique-se de que não há mais de uma versão do Java instalada em sua máquina. Quando há, podem ocorrer conflitos de versões, o que pode resultar no erro O CNS requer utilização do Plug-in Java 1.5.0 ou superior.

Tenha em mente que, mesmo se o seu Windows for 64 bits, o seu Java instalado deve ser 32 bits, portanto deixe instalada somente UMA versão do Java e que esta seja de 32 bits.

Para verificar as versões instaladas, vá até Painel de Controle > Programas e Recursos > Desinstalar um Programa.

Não esqueça de verificar as dicas da outra postagem (link no início deste artigo), pois estas são dicas complementares.

Deu certo? Tem ainda outras sugestões? Comenta aqui embaixo!

Não conseguiu resolver? Não se desespere! Confira abaixo as opções que a Genti disponibiliza pra você:
monitor

Deixe a Genti Resolver

Clique abaixo e descreva o erro ocorrido com detalhes para que possamos encontrar a solução mais adequada para o seu problema. Não perca mais tempo nem a paciência, pode deixar que a Genti resolve!
Resolver Agora
monitor (3)

Aprenda com a Genti

Ou se preferir, a Genti ensina você a resolver este e todos os erros no nosso treinamento online. Acesse as aulas quando quiser, de onde estiver e ainda ganhe um valioso BÔNUS.
Aprender Agora
Jonathan Romani
É o Faz-Tudo da Genti. Apaixonado por tecnologia, com mais de 10 anos de experiência em informática e aventureiro da culinária nas horas vagas.

31 Comentários

  1. tania medeiros disse:

    O CNS requer utilização do Plug-in Java 1.5.0 ou superior, para executar corretamente em sua máquina. A página não poderá ser carregada, pois não foi detectado uma versão do Plug-in instalado.

    Este erro está dando ao enviar o sefip…estou usando o google crome…Por gentileza poderia me ajudar?

  2. Luis disse:

    Bom dia,

    Fizemos os procedimentos indicados nos posts acima mas ao acessar o Conectividade Social, identificando o certificado do cliente e selecionar a opção “Caixa Postal” e “Receber mensagem” recebo a mensagem de que é necessário instalar o plugin do Java, o qual está instalado e atualizado.

    Alguma sugestão de outros ítens a verificar no navegador?

    Grato e no aguardo.

  3. Bom dia
    Segui todos os passos, porem percebi que, os sistema da caixa para reconhecer o java e liberar as telas para enviar os arquivos de GRRF e SEFIP passaram a demorar mais do que o dobro do tempo. Outra coisa e que no Mozila mesmo configurando as informações correta ele diz que o sistema de segurará impede o acesso ao http://conectividade.caixa.gov.br:80. Desta forma mesmo lento estou sendo obrigado a utilizar no IE.
    Alguém tem alguma solução para erre erro..

    • Márcio Goncalves disse:

      Olá.

      O CNS possui um novo acesso:

      http://conectividade.caixa.gov.br/precns/index.html#home

      E sempre aparece problemas na ativação do plugin da JAVA.

      Já fiz todos os procedimentos.

      Aguém já acessou este novo CNS com erro de plugin?

      • Fabiana disse:

        Olha, eu não sei mais o que fazer pra resolver o meu problema!!

        Já até formatei o computador e continua dando erro “Não foi localizado o plugin Java em seu navegador”.

        Triste!

        • Olá Fabiana, tudo bem? Esse erro muitas vezes é simples de se resolver, mas as vezes pode ser um verdadeiro “pé no saco” hehehe
          Mas vou te ajudar a resolver esse erro pra que você possa continuar o seu trabalho, peço que clique aqui e descreva o erro e os passos que você já realizou, para que eu possa analisar o que ainda pode ser feito e então lhe passar a melhor solução para o problema. Aguardo o seu contato!

      • Olá Marcio, esse acesso PreCNS infelizmente de nada adianta. Ele sempre acusa erro de Java, mesmo quando tudo estiver funcionando. Por isso, não recomendamos que se baseie nas informações contidas no link citado. Para ter certeza de que tudo está funcionando, simplesmente acesse o endereço padrão https://conectividade.caixa.gov.br e tente receber alguma mensagem, registrar um certificado ou enviar alguma sefip, se o Java carregar normalmente e pedir permissões sem travar, tudo está ok, mesmo que o PreCNS diga que não. Qualquer dúvida, envie um e-mail pra Genti no falecom@genti.com.br

    • Bom dia Suporte Veneza. Para resolver o problema da lentidão, experimente limpar o histórico/cookies/cache do Internet Explorer na aba Geral das “Opções da Internet” e também na aba Geral do “Painel de controle do Java”, exclua os Arquivos Temporários da Internet clicando em Definições > Excluir Arquivos. Depois disso, ainda no Painel de Controle do Java, vá até a aba Segurança e clique em Restaurar Prompts de Segurança. Tente novamente e veja se percebeu alguma melhora.

  4. Obrigado pelo passo a passo, consegui resolver utilizando.

  5. cassio disse:

    Pessoal para quem ainda não conseguiu, tente ir em > Configurar Java> aba Segura > editar lista de Site e coloque o site da caixa na janela que irá abrir.

    • Olá amigo Cassio, esse procedimento não resolve o erro de carregamento do plugin, mas resolve o erro 264 ou aplicaçao bloqueada por motivos de segurança, que também é comum ocorrer.
      Muito obrigado pela colaboração.

  6. giovane disse:

    voces estão trabalhando de sabado?

  7. Clara Henriques disse:

    Boa tarde!

    Estou com um problema, estou tentando entrar no conectividade social ICP pelo internet explore 11, só que fica dando que a página não pode ser exibida… fica parecendo que o meu certificado digital não está funcionando, mas está funcionando corretamente, pois acessei através de outro navegador outros portais, mas a Caixa só funciona do IE.
    Mas o detalhe é que se eu tentar entrar com um certificado A1 a pagina abre perfeitamente… Será que a Caixa fez algum tipo de atualização??? Já entrei em contato com a suporte tecnológico e eles pediram apenas para que eu trocasse o meu leitor, mas como eu estou usando em outros sites e outros navegadores não acredito que esse seja o problema, mas mesmo assim usei outra leitora e nada, mudei até a porta…
    Já fiz todas as configurações ditas no JAVA e no IE… já tentei com versões antigas do IE e do JAVA e nada…

    Se alguém tiver uma luz do que pode ser.

    • Olá Clara, tudo bem? Conseguiu resolver? Caso não tenha conseguido, dê uma chance pra Genti que resolveremos esse problema pra você!
      Agende um horário conosco para que possamos acessar o seu computador e solucionar o erro. É prático e seguro (verifique o depoimento dos clientes que já atendemos). Não há por que sofrer, enquanto a Genti está aqui pra te ajudar!
      Segue o link para o agendamento: http://bit.ly/2cCRQhC

      Se tiver alguma dúvida, por favor nos contate por email no falecom@genti.combr

      Aguardamos o seu contato!

  8. Andre Teixeira disse:

    muito Grato, resolveu meu problema este ultimo informativo.

  9. Ariana Barros disse:

    Boa noite! Ótimo tutorial! Resolveu meu problema. Gostaria de saber se há alguma forma de resolver esse mesmo problema no Mozilla Firefox.

    • Olá Ariana! Que bom que resolveu. Tem uma maneira de utilizar o Firefox para que funcione redondinho sim. Nos próximos dias a Genti vai lançar um tutorial escrito e em vídeo sobre isso.
      Preenche o cadastro nesse link http://bit.ly/2cCRQhC pra ficar cadastrada na nossa base de dados que assim que postarmos vamos avisar você por e-mail! Ok? Não se preocupa que a Genti odeia Spam e não vai te bombardear de emails não hehe

  10. Murillo Devilla disse:

    CONECTIVIDADE SOCIAL ICP

    Programas Necessários

    INTERNET EXPLORER 11 (Necessita Windows com SP 01)
    JAVA 7.60
    JAVA 1.5.0_01

    Configurações do Internet Explorer:

    Painel de Controle > OPÇÕES DA INTERNET

    Aba AVANÇADAS > LÁ EMBAIXO NA BARRA DE ROLAGEM ,DESMARCAR SSL 2.0, DESMARCAR SSL 3.0, MARCAR TLS 1.0 1.1 1.2.

    Aba SEGURANÇA > SITES CONFIÁVEIS > NIVEL: BAIXO >
    sites: https://conectividade.caixa.gov.br

    No Internet Explorer, Apertar “ALT” e ir em FERRAMENTAS e em “Configurações de modo de exibição de compatibilidade”
    Acrescentar o site: caixa.gov.br

    CONFIGURAÇÃO JAVA.

    PAINEL DE CONTROLE > JAVA > ABA “SEGURANÇA”, colocar Segurança em nível “Médio” > Editar Lista de Sites

    Adicionar..

    http://conectividade.caixa.gov.br
    http://conectividade.caixa.gov.br:80/static/sicnsregistro/applet/assinar1.jar
    https://conectividade.caixa.gov.br
    https://conectividade.caixa.gov.br/registro/registrar.m?null
    https://conectividade.caixa.gov.br:443

    Pronto!

  11. Maria da Penha disse:

    Estou com esse erro. Alguém poderia ajudar?

    02-Ocorreu um erro de processamento. Por favor, feche o Conectividade Social e faça novo acesso. Se o problema persistir, contate nossa Central de Atendimento. Consulte o telefone no sítio da CAIXA na Internet (www.caixa.gov.br). (CNS-0002)

  12. Deborah Andrade disse:

    Otimo tutorial. Consegui resolver o problema. Muito obrigada e parabéns para voces!

  13. LUIZ SIMONCINI disse:

    BOA TARDE MEU NOME É LUIZ

    JA TENTEI DE TUDO O QUE FOI PASSADO, AGORA DEPARO COM UM OUTRO PROBLEMA , CONSIGO ENTRAR ATÉ NA SOLICITAÇÃO DO SERVIÇO – NO CASO ENVIO DE SEFIP. / CONTINUAR SÓ QUE APARECE QUE UM PROBLEMA NESTA PAGINA DA WEB FEZ COM QUE O INTERNET EXPLORER FECHAR E REABRIR A GUIA.
    SÓ DEUS SABE, ALGUÉM PODE DIZER ALGUMA COISA.

  14. Leidecler, já nos falamos através da página. Que bom que já deu certo, mas quando precisar, é só agendar um horário que resolvemos pra você pelo suporte online! Um abraço.

  15. Fiz tudo isso e apareceu novo problema,
    Descrição do erro: Não é possível obter a propriedade ‘childNotes’ de referência indefinida ou nula. Linha de erro:335
    Já liguei para o sistema tecnológico da caixa fiz um monte de procedimento e nada.
    Pode ajudar por favor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *