Erro 2 do Windows ao carregar o Java VM – SPED ECF, EFD e outros.
11/01/2016O CNS requer utilização do Plug-in Java 1.5.0 ou superior
25/02/2016Quem nunca sofreu com um computador lento?
Depois de um certo tempo de uso, é comum nos depararmos com o nosso computador lento, travando, demorando para abrir as pastas, os programas e os navegadores. As vezes, isso pode ocorrer até com um computador com poucos meses de uso. Isso pode ocorrer por causa de uma série de fatores diferentes.
Hoje, vamos mostrar uma série de 5 dicas para melhorar o desempenho do seu computador. Na verdade, estas dicas são boas práticas que recomendamos que sejam realizadas periodicamente.
Se você geralmente está sem tempo, acha que não possui conhecimento suficiente ou simplesmente não tem vontade ou paciência para realizar estes procedimentos, saiba que a Genti está aqui, sempre disponível pra fazer o trabalho pra você, basta clicar aqui para agendar um atendimento e deixar que a Genti realize todas as tarefas online pra você.
Agora, se você quer aprender um pouco mais ou se você é o tipo de pessoa que prefere fazer você mesma, siga as dicas que passaremos a seguir e veja o desempenho de seu computador melhorar significativamente.
Desinstalar programas não utilizados.
Verifique se há programas instalados em seu PC que não são mais utilizados. Muitas vezes instalamos programas que são úteis em um certo momento, mas que depois não precisamos e nem lembramos mais, mas eles continuam ali, ocupando espaço no seu disco e/ou utilizando recursos do Sistema Operacional. Outra situação é quando, infelizmente, programas indesejados são instalados juntamente de outros programas. Você não quis instalá-los, não tem interesse neles, mas eles foram instalados de maneira intrusiva e muitos deles atrapalham o desempenho de sua máquina, deixando o seu computador lento.
A grande maioria dos programas podem ser desinstalados através da seção Programas e Recursos do Windows, que pode ser encontrada no Painel de Controle. Veja abaixo como acessar:
Windows 7 e Windows 10:
Botão Iniciar > Painel de Controle > Programas > Programas e Recursos > Desinstalar um Programa.
Windows 8 e 8.1:
Clique com o botão DIREITO do mouse no Botão Iniciar (Windows 8.1) ou no canto inferior esquerdo ta tela (Windows 8 – sem botão de iniciar) > Programas e Recursos.
Você também pode usar o sistema de busca do Windows, digitando Programas e Recursos.
Você vai se deparar com uma lista de programas instalados, agora é só escolher o programa que deseja remover e clicar em Desinstalar ou Remover.
Realizar uma Limpeza de Disco
Com o tempo, o Windows vai acumulando arquivos temporários de programas que você utiliza. Quando você fecha o programa, estes arquivos temporários ficam armazenados, ocupando espaço no sistema. Além disso, o Windows guarda alguns outros arquivos de despejo de memória, relatórios de travamentos, entre outros arquivos que na realidade, não tem nenhuma utilidade pra você e ainda ocupam um espaço precioso em disco.
E se você costuma deletar arquivos, mas não esvaziar a lixeira, saiba que os arquivos continuam ali, ocupando espaço e deixando, adivinha? O computador lento!
Para resolver isso, o Windows possui a ferramenta de Limpeza de Disco, que tem a função de varrer o sistema em busca destes arquivos que não são mais necessários, mostrá-los e dar-lhe a opção de excluí-los definitivamente, liberando, muitas vezes, um bom espaço no seu disco rígido.
Para acessar a Limpeza de Disco, em qualquer versão do Windows, você deve:
- Clicar em Meu Computador (ou Computador) ou então pressionar no teclado a tecla Windows (que fica ao lado do alt esquerdo, geralmente) e a tecla “E”, simultaneamente. Alternativamente, você também pode utilizar o campo de busca do Windows e digitar Limpeza de Disco.
- Feito isso, a pasta do Windows Explorer irá se abrir mostrando a você o(s) seu(s) disco(s) rígido(s).
- Clique com o botão DIREITO do mouse no Disco Local (geralmente Disco Local C) e vá em Propriedades.
- Na aba Geral, clique no botão Limpeza de Disco.
- Aguarde um momento enquando o Windows varre o sistema em busca dos arquivos e então marque todas as opções ou marque apenas as que desejar e clique em OK
Desfragmentar o seu HD (Disco Rígido)
A medida em que criamos, salvamos, copiamos e movemos arquivos, o Windows vai “jogando” esses arquivos em setores (clusters) no HD. Como isso ocorre de maneira “desorganizada” (explicaremos isso mais detalhadamente em outro artigo) com o tempo fica mais demorado a abertura destes arquivos, deixando o seu computador lento. Para resolvermos isso, existe a ferramenta Desfragmentador de Disco do Windows, que organiza estes arquivos para que eles abram mais rapidamente, otimizando o processo.
A partir do Windows 7, a desfragmentação de disco ocorre de maneira automática, por meio de um agendamento. Porém, esta desfragmentação de disco automática está agendada, por padrão, para o horário da 01:00 todas as quartas feiras. Logo, se o seu computador está desligado neste período a desfragmentação não ocorrerá e se não ocorrer por um longo período, pode ter certeza que você enfrentará uma lentidão no seu PC.
Sendo assim, você pode alterar a data e horário do agendamento para quando o seu computador estiver ligado ou você pode realizar este procedimento manualmente. No Windows XP, infelizmente não há opção de agendamento, ou seja, você terá de desfragmentar o seu HD manualmente (ou instalar um programa que faça isso).
Para Desfragmentar o HD o caminho é quase o mesmo da Limpeza de Disco (mostrada anteriormente), a diferença é que em Propriedades você vai ter que clicar na aba Ferramentas e no botão Desfragmentar agora..
Na janela do Desfragmentador de Disco, você poderá Configurar o Agendamento (recomendamos que seja semanalmente) ou então escolher o Disco e clicar em Desfragmentar Disco. O sistema irá analisar se o HD precisa ser desfragmentado e, caso positivo, irá realizar o processo.
Você vai perceber que ao lado do Disco há a data em que ele foi desfragmentado pela última vez. Caso a data seja bastante antiga, é provável que o processo demore mais tempo. Se este for o seu caso, recomendamos que execute o Desfragmentador em um horário em que não esteja utilizando o computador (enquanto dorme, por exemplo).
Desativar Programas na Inicialização do Windows
Quanto mais programas estiverem marcados para serem iniciados juntos com o seu sistema, mais demorado será o início dele (meio óbvio, não?). Se o seu computador está demorando para iniciar o Windows, pode ser que há muitos programas ativados na inicialização. Na realidade, você não precisa que estes programas se iniciem sozinhos, a maioria deles ativa isso automaticamente na instalação, mas você pode escolher quais deles devem iniciar junto com o Windows. Recomendamos que deixe apenas os Antivirus, AntiSpywares, Firewalls e afins, pois são importantes na segurança do sistema.
Este procedimento pode ser um pouco mais complicado, pois podem haver algumas nomenclaturas diferentes e isso pode lhe confundir. Se você não se sentir seguro para realizar este procedimento ou se houverem dúvidas, pode perguntar que a Genti te ajuda!
Como acessar a Inicialização de Programas do Windows:
No Windows 7:
Utilize o atalho do teclado, pressionando a tecla Windows e a tecla “R” simultaneamente (Ou clique em Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Executar).
Digite msconfig e clique em OK.
Clique na aba Inicialização de Programas e desative os programas que você não quer que iniciem com o sistema. Ao clicar em OK, uma janela irá pedir para que Reinicie o sistema agora ou Reiniciar mais tarde.
No Windows 8, 8.1 ou 10:
Utilize o atalho do teclado, pressionando as teclas CTRL, SHIFT e ESC simultaneamente (Ou clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e então em Gerenciador de Tarefas. Ou ainda utilize a ferramenta de busca digitando Gerenciador de Tarefas).
Clique na aba Inicializar e desative os programas que você não quer que iniciem com o sistema. Ao clicar em OK, uma janela irá pedir para que Reinicie o sistema agora ou Reiniciar mais tarde.
Realizar um escaneamento a procura de vírus, spywares, malwares, adwares, etc.
Confira alguns programas que a Genti recomenda:
AntiMalware e AntiSpyware:MalwareBytes
AntiSpyware: SUPERAntiSpyware
Removedor de Adwares, ToolBars e outros: ADWCleaner
Fique ligado na Genti que em breve publicaremos um artigo com mais detalhes sobre estes e outros programas de segurança.
Tem alguma sugestão? Envie pra Genti ou deixe nos comentários.
Já testou essas dicas? Conte pra Genti se deram certo ou se continuou com o computador lento.
2 Comments
Perfeito! São dicas preciosas que, mesmo para um leigo, dá para executá-las, sem problema nenhum 🙂
E o seu passo-a-passo não deixa dúvida nenhuma.
Obrigada!
Fransilma felix
Que bom que conseguiu entender Fransilma. A intenção era deixar simples e objetivo! Obrigado pelas palavras!